BEM-VINDOS

Obrigado pela sua chegada; não se esqueça que é de AMOR AGAPIANO* que essencialmento poeto, também erótico quando a propósito de algumas circunstâncias episódicas nas mais diversas proporções. Como estou avança(n)do no tempo, não se escandalize, porque o que é preciso erradicar do Mundo é o preconceito secular, topo onde está preponderantemente a regressão da Humanidade neste percurso da condição humana, nem sempre adequada ao futurecer* do Homem, albergado corporalmente neste Planeta, sem saber com precisão, na generalidade, onde está a sua/nossa Alma. [ Obs. os astericos* assinalam dois neologismos da nossa Língua ].

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quando morre um Poeta - Daniel Cristal


Quando morre um poeta, o planeta
sofre o abalo da lava encarnada; 
uma voz é calada e o alfabeto 
fica sem uma letra precisada.

Quando morre um poeta, não é só
o arcano que morre, é também
uma estrela que cai ficando pó,
a chorar como um filho por sua mãe.

Quando um poeta morre, há uma gota
que vem do mar, salgada com o sal
de sangue muito rubro, a linha rota

da colcha que foi bela sem igual.
Quando morre um poeta, o meu olhar
afunda-se na água desse mar.

8 comentários:

KrystalDiVerso disse...

Permita-me discordar, caro amigo Daniel, mas, quando morre um Poeta, nos dias de hoje e nos tempos que correm, vai-se apenas mais um mandrião que se habituou a viver das palavras que fizeram dele um escravo!
Isto está infestado de Poetas e só os ricos ou, por uma razão qualquer que nada tem a ver com a cultura ou sensibilidade, profunda ou não, até uns débeis com a sanidade mental sujeita a alguma experiência toxicodependente, conseguem dar largas ao devaneio. Não do deles, pobres coitados, mas de quem anda a parodiar com o dinheiro dos outros.
Quando morre um Poeta, morre apenas mais uma pessoa qualquer, como qualquer pessoa que morre.
Não dramatize essas tretas da morte do Poeta. Sabe, a Poesia nunca morre!... Vocês é que pretendem matá-la!.... Talvez por devaneio poético ao serviço do que não sentem mas que até possa parecer... poético!...



Bom fim de semana




Abraço




***Não se enerve!

Maria disse...

É com um frémito de emoção que se (re)lê este poema maravilhoso.
E o que nos seduz não são só as palavras, buriladas por uma imagística de extraordinária beleza, mas ainda a cadência do ritmo: dolente, em tom de “despedida” amargurada; irregular, numa harmonia expressiva da angústia que nos assola "quando morre um poeta"…

Cria disse...

Lindo demais, peota amigo !

carlos pereira disse...

Caro Daniel;

Li este belo soneto ontem, pouco tempo depois de ter regressado de férias. Poema muito bem trabalhado, sublime; diria sem a mais leve hesitação.
Reli-o, hoje, e não posso deixar de expressar o meu "obrigatório" comentário.
É para mim um privilégio continuar a desfrutar da sua excelente poesia.

Um abraço.
Carlos Pereira

Daniel Cristal disse...

Caro António Pina (é este o nome verdadeiro do KrystaldiVerso)

São opiniões suas, essas que expeliu, e que até nem respeito por serem míopes.
E mais injusto é quando diz que nós é que pretendemos ou queremos ou involuntariamente tentamos matá-la. Opinião sua, só sua. Guarde-a bem, que é uma preciosidade!!!
Sabe bem que ao criticar, é v/c que está especialmente a ser analisado e catalogado pelos leitores? Também serei um pouco, é certo, mas muito menos dos que aqueles que me criticam pela negativa. É esta a minha convicção. Boa ou má, é minha, e muito sincera. E também a guardo.
Não me belisca nem um pouco ao meter aí o falso e insinuante psicotropismo - a sua arma de ataque e com uma riqueza que não sei onde está (como se eu fosse alguém muito rico!!!!)... Porém, sabia que não me magoa minimamente? Sou um remediado pequeno-médio burguês, apenas. Com algum desafogo económico, não muito, mas sou feliz com o pouco ou algo que tenho, bastae-me e não preciso de mais, e assim manda a conduta para a felicidade. Já lutei e trabalhei o bastante para agora ter direito a viver do que amealhei, e o direito a estar aposentado da Função Pública e de alguns negócios paralelos de pouca monta que também desenvolvi.
Se não sabia fica agora a saber.
Mas v/c tem todo o direito de criticar e a crítica é sempre muito salutar, especialmente para ambos: crítico e criticado.
Obrigado pela atenção que dedica aos meus escritos, v/c é um dos melhores fãs da minha peosia, se calhar sem o querer, ou inconscientemente, pela reacção que ela lhe causa, e por conseguinte merece os meus agradecimentos, aplausos e ovação,
o autor
Daniel Cristal

Daniel Cristal disse...

Tem aí duas gralhas fáceis de ientificar na resposta a António Pina (?), perdoem as mesmas, se fizerem esse favor.
Os outros comentários são preciosos por virem de quem vêm. Obrigado aos 3 comentaristas empáticos, o autor,
agradece
com amor
Daniel Cristal

KrystalDiVerso disse...

Caro Daniel, não sei onde raio foi desencantar essa ideia de que, quando faço um comentário sobre um Poema ou qualquer outra forma de texto, eu o critico a você!!!!!!... Já devia ter reparado, que eu comento o TEMA e não as qualidades de um ou outro Poeta!... Não é a primeira vez que o caro Daniel interpreta a da maneira mais incorrecta os meus comentários!... Vistos pelo seu ponto de vista, revela um egoísmo demasiado severo, ao catalisar toda a atenção para a sua pessoa e não para o Tema dos seus textos que, não é por acaso, eu aprecio!... Se estivesse menos virado para o seu próprio umbigo, e atento ao que se passa em seu redor, ao nosso redor, facilmente constataria ao género de "poetas" que eu me refiro. Pode ter a certeza que é a muitos e nenhum deles é você!... Acredite que me decepcionou, mais uma vez, por não saber interpretar a abrangência dos meus comentários mais incisivos. Lamento profundamente.
Quanto à análise dos outros comentadores, simplesmente estou-me "borrifando"; nunca apreciei lambe-botas, graxas e muito menos hipocrisia! E isto não é falta de respeito; é uma pequena pressão que meu pequeno dedo põe na ferida. A blogosfera devia ser uma coisa melhor mas, infelizmente, é isto mesmo!...
É lamentável, caro Daniel. No mínimo, aguardo seu pedido de desculpa, gesto que deve dirigir, igualmente, aos outros comentadores! caso não o faça, ficarei com uma muito má imagem do seu carácter!
De minha parte, aceite minhas desculpas pela sua errada interpretação.




Abraço

Maria disse...

Não resisto à tentação de revelar a KristalDiVerso que li o seu hilariante comentário.
E é mesmo para isso que aqui estou: para lhe agradecer o momento de franca e saborosa risada que a sua "douta" e "elegante" reflexão me proporcionou.
Bem-haja!