BEM-VINDOS

Obrigado pela sua chegada; não se esqueça que é de AMOR AGAPIANO* que essencialmento poeto, também erótico quando a propósito de algumas circunstâncias episódicas nas mais diversas proporções. Como estou avança(n)do no tempo, não se escandalize, porque o que é preciso erradicar do Mundo é o preconceito secular, topo onde está preponderantemente a regressão da Humanidade neste percurso da condição humana, nem sempre adequada ao futurecer* do Homem, albergado corporalmente neste Planeta, sem saber com precisão, na generalidade, onde está a sua/nossa Alma. [ Obs. os astericos* assinalam dois neologismos da nossa Língua ].

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CURRÍCULO DE DANIEL CRISTAL


CURRÍCULO

Antes de 1963, foi exercendo experiências literárias em páginas culturais de jornais e revistas de Arte e Literatura de Portugal, França, Angola, Moçambique e Argentina, publicou um livro de poesias DOR E AMOR (esgotado), participou em Antologias de Poesia, concedeu entrevistas em programas rádiofónicos franceses, portugueses e moçambicanos, animou a dicção de poesia nos programas literários do inesquecível Igrejas Caeiro da Emissora Nacional (1963).

1961 - Participa na revista INICIAL do Colégio João de Deus (Porto).

1962 - Nasce-lhe o nome Daniel Cristal em Paris, de moto próprio, altérnimo de Armando (Rodrigues da Silva) Figueiredo. Estuda então na Sorbonne e na Alliance Française, depois e alternadamente até 1965 em Londres na Royal Society of Arts e na London Chamber of Commerce.

1963 - Participa em MÁKUA - Antologia Angolana de Poesia (Luanda.)

- Recolha de poesias editada na revista CNA (Tomar)

1964 - Participa em CORMORAN Y DELFIN - Poesia - (Buenos Aires).

1976 - Licencia-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estagiou no Ensino. Foi professor efectivo dos Liceus do Porto de 1967, tendo sido também Formador de Professores na Direcção-Geral de Educação de Adultos, até 1992, data da Aposentação, a seu pedido.

1995 - Colaborou com poesia e prosa variada no Boletim dos Escritores de Gaia até 2001.

1996 - Colabora na ANTOLOGIA DE CONTOS, publicada pela Associação Cultural SOL XXI (Carcavelos, Lisboa).
- Vítor Nobre selecciona e diz poemas seus na RÁDIO CLÁSSICA, com muita frequência em 1996. Leitura da poesia “Companheiro” por Vítor Nobre no cinquentenário do pianista Adriano Jordão (96.09.18), comemorado na Casa de Mateus, programa transmitido em simultâneo nas ANTENAS 1 e 2.
- Em 01 de Janeiro de 1997, Vítor Nobre repete várias vezes a crónica em prosa e poesia ANO MORTO, ANO POSTO no programa ALLEGRO VIVACE.
2000 - Edita em Agosto um "site" na Internet (Daniel Cristal), Depois outro na Sapo.pt, e mantém 2 blogues no Ciberespaço (Daniel Cristal e Rodrigo da Silva). Participa a convite em vários sites e websites do espaço cibernáutico. Adoptou em poesia outros altérnimos: Eugénio de São Vicente e José Vicente Portugal. com estilos diferenciados A sua actividade ciberliterária pode ser pesguisada nos motores de busca da Internet, tais como a GOOGLE ou YAHOO entre outros.

2001 - Seleccionado num concurso para a participação na Antologia POETAS NOTÍVAGOS (S. Paulo).
- A lenda da Sereia da Ponta do Ouro aparece seleccionada e publicada na qualidade de melhor descrição de paraísos terrestres, recebida na redacção do JORNAL PÚBLICO, em Julho, em resposta ao desafio emitido por este jornal e foi premiada. Em Outubro este Suplemento FUGAS retratou o 1º vencedor em frente ao Hotel dos Templários, onde gozou o prémio. Em Novembro foi novamente premiado com um texto e foto acerca de Paris, tendo-lhe sido oferecido vário material audiovisual.


2008 - Participa no livro TRATOS DE AMOR E OUTROSTRATOS de Manuel Virgílio (S. Paulo) e na ANTOLOGIA DEL'SECCHI (Rio de Janeiro)


2013 - Participa na III ANTOLOGIA DAS NOITES DE VERMOIM - 2010/2013 (Maia).


(Existem na Internet dois ebooks do autor À VOSSA MEMÓRIA de Eugénio de S. Vicente e COM AMOR de Daniel Cristal)

2014 - Edita o livro em papel O QUADRO DO TEU SORRISO (Editora Brava - Porto)


2016 - Livro em papel SONETOS HODIERNOS (Edições Vieira da Silva - Lisboa) no prelo.



Para contactar o Autor:
O endereço electrónico do autor é armando.r.s.figueiredo@gmail.com
e o telefone é o nº 00 351 917 529 580

1 comentário:

Armando Figueiredo (Daniel Cristal) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.